Uma fonte inesgotável de saúde

Nas postagens anteriores falei dos motivos para tomar sucos de frutas e verduras.Tomar sucos, mais do que um grande prazer, é também uma fonte inesgotável de saúde mais o post de hoje visa alguns detalhes interessantes para se ter em mente.
O uso das receitas de sucos indicados para prevenção e manutenção de determinadas doenças, não exclui em hipóse alguma o acompanhamento profissional de um médico.Lembre-se que antes de consumir produtos pela primeira vez, mesmo que estes sejam inteiramente naturais, é primordial saber se você não é alérgico (a) a alguns dos componentes das receitas.
Tanto o liquidificador quanto a centrífuga a partir de agora são itens de primeira necessidade em sua cozinha.Sendo assim, trate de resgatá-los do fundo do seu armário e mantê-los sempre limpos e num local de fácil acesso.
Procure preparar seus sucos usando frutas, brotos, sementes, hortaliças, raízes (tubérculos) e legumes sempre frescos, crus (salvo exceções) e, quando possível, orgânicos.
Prefira produtos de fornecedores de confiança.Evite comprar grandes quantidades desses alimentos, para que assim eles possam ser consumidos frescos.
Evite descascar as frutas que possam ser consumidas com cascas, porém, lembre-se de descartar as sementes da maçã e da pêra.Frutas cítricas como a laranja, tangerina e o limão precisam ser descascados e adicionados com polpa (mas não se esqueça de retirar as sementes, se possível).Mantenha, porém, aquela "parte branca" dos frutos cítricos, pois ela possui um alto teor de pectina, fibras de grande valor terapêutico.
Lave bem as  cascas de frutas mais resistentes como o limão, laranja, abacaxi, e tangerina após a separação da polpa.Já cascas mais frágeis como da uva, pêssego, manga e do figo, por exemplo, devem ser lavadas antes de separar a polpa.
Utilize uma escovinha reservada apenas para este fim, esfregando as cascas cuidadosamente.
Quando for utilizar as cascas de frutas é bom lembrar que elas podem conter resquícios de agrotóxicos, lave-as com água sanitária (sem perfume) utilizando o total de 1 (uma) colher sopa para cada litro de água, deixando as frutas e legumes de molho na solução por 10 minutos.Depois de retirar, não é preciso lavar novamente.Cerca de 30% do agrotóxico é removido utilizando esta técnica.
Além de tomar seus sucos imediatamente após seu preparo, evite guardar sobras na geladeira .
Também não adianta congelar para mais tarde.Uma vez preparados, os sucos começam a se oxidar e perder seus principais valores nutricionais.
Prefira tomar seu suco ao natural, ou seja, sem açúcar.Caso o suco seja muito amargo/azedo e, assim, extremamente necessário adoçar, opte pelo uso de frutas secas como a ameixa ou passas ou mesmo mel no lugar de açúcar.
O ato de coar os sucos costuma eliminar parte das fibras que reagem na digestão.O organismo, entretanto, precisa de fibras, então, pense na possibilidade de substituir as saladas pelos sucos, aproveitando o benefício de ambos.
Verduras não podem ser armazenadas.Devem ser consumidas o mais rápido possível, pois logo elas começam a apresentar sinais de deteorização ou murchar na geladeira.

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Bom dia gato,
    Adorei seu site, excelentes dikas, afinal é sempre bom manter o corpo saudavel.
    Visitarei sempre.
    Beijinhos !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Kimmy eu que agradeço a vizita e seja sempre muito bem-vinda ao Forma Maxima
    Beijos

    ResponderExcluir