Conheça a Alopecia

A alopecia, ou queda capilar, é motivo de tensão para muitos.A má alimentação pode ser causa de alguns tipos de queda de cabelo e a alimentação pode ser coadjuvante no tratamento da queda, pois afeta o crescimento, a estrutura do fio e até mesmo sua cor.
Assim para garantir a saúde dos fios, a alimentação deve ser balanceada e rica em nutrientes, saiba como evitar este mal se alimentando adequadamente:
Ferro
Mineral encontrado em carnes e vísceras, feijões e vegetais verde escuros.A falta de ferro está associada à queda difusa do cabelo.
Zinco
Elemento essencial para o crescimento e desenvolvimento dos cabelos por ser atuante em hormônios cuja deficiência pode levar à queda.É encontrado em alimentos como carnes, frutos do mar, grãos integrais, castanhas e leite.
Proteínas 
Importantes para o crescimento e desenvolvimento dos fios.Cerca de 80% da composição do cabelo é proteína.Elas são encontradas em carne, ovos, peixes, feijões e oleaginosas.Uma proteína muito importante na composição do fio é o colágeno.Estudos têm demonstrando que seu consumo promove o crescimento e desenvolvimento dos fios.Ele é encontrado em alimentos sintetizado, precisa ser consumido com fonte de vitamina C, encontrado em frutas cítricas, tomate, couve e outros.
Vitaminas do Complexo B
São associadas à estimulação da síntese capilar e estão presentes em alimentos como cereais integrais, legumes, grãos, fígado bovino, chocolate, gema de ovo e amendoim.A falta dessas vitaminas pode fazer com que a fase de queda natural dos fios seja mais prolongada.
Alguns tipos de alopecia possuem caráter inflamatório.Nesses casos, alimentos ricos em açúcares simples (pão branco, arroz branco, biscoitos, doces e outros) favorecem a liberação de mediadores inflamatórios, inibindo o crescimento do cabelo e do folículo piloso.Portanto, evite consumo de tais alimentos.
A ingestão excessiva de álcool e café também pode comprometer a absorção de vitaminas e minerais pelo organismo, resultando em queda capilar.
Embora seja raro, qualquer fator que reduza os níveis de nutrientes pode resultar em queda capilar.
Dessa forma, dietas muito restritivas, desnutrição proteica, deficiência de vitaminas e minerais ou ainda o excesso de vitamina A, podem ocasionar alopecia.
Portanto, é importante seguir as orientações de alimentação e sempre procurar o médico e o nutricionista antes de iniciar qualquer dieta e/ou tomar suplementos.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. realmente, bem interessante....uma alimentação balanceada é o ideal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Ana e isso flui de dentro para fora e muito obrigado por ter vizitado o Forma Maxima e seja sempre muito bem vinda
      Um grande abraço

      Excluir