Os Benefícios Sociais e Físicos da Bocha

Bocha, um dos esportes que mais nos remonta aos hábitos de nossos imigrantes, sobretudo os italianos, chamado por alguns de modo preconceituoso como "jogo de velhos", passa por um movimento de revitalização por iniciantes de alguns aficionados e defensores da manutenção do esporte.
Os benefícios desse esporte vão desde o desenvolvimento da parte cognitiva, o raciocínio lógico, atenção, disciplina até a promoção da integração entre pessoas das mais diversas idades e condições físicas.A Federação Paulista de Bocha e Bolão-FPBB está realizando uma pesquisa para comprovar os benefícios físicos e mentais desse esporte tanto para idosos como para crianças.A combinação de jogadas de força e raciocínio pode trabalhar a mente dos idosos de uma forma eficiente, como uma terapia ocupacional.
A bocha se manifesta na Lei nº9.615/98*, em duas naturezas.A primeira, em que os atletas se comprometem com a obtenção de resultados e de participação, sem desprezar o relacionamento social e a qualidade de vida; e a segunda, em que os praticantes estão mais voltados para a movimentação física e o exercício mental, a convivência descontraída e o bate-papo.
No Sul a bocha é considerada o segundo esporte, atrás do futebol e existem mais espaços públicos para essa prática, enquanto que em São Paulo, eles estão localizados nos Clubes das Comunidades -CDC, mantidos pela Prefeitura.Somente na região do Vale do Itajaí, que abrange cerca de 25 cidades, existem mais 200 canchas de bocha.Em São Paulo, com aproximadamente 2000 atletas federados, juntando os praticantes de todo o Estado, já passa de 10 mil.
Para promover o esporte entre os mais jovens, a Federação Paulista espera conseguir construir mais canchas junto à Prefeitura além de organizar torneios nas modalidades sub 18 e sub 23, uma das solicitações feitas à Confederação Brasileira.
 Outra iniciativa, para estimular o aprendizado do esporte pelas crianças, é implantar a bocha nas escolas infantis, mas sempre contando com a orientação do Profissional de Educação Física, que tem na bocha mais um nicho de mercado.
A Baixada Santista é uma das regiões onde se valoriza e se pratica bastante a bocha.Um dos aficionados que mais defendem a revitalização do esporte junto às novas gerações é Marcelo Henrique Gazolli Veronez (CREF 031030 P/SP-PROVISIONADO BOCHA), atleta federado aos 13 anos, campeão brasileiro e tri-campeão dos jogos Abertos do interior, presidente da Liga Bochófilia Santista e professor da disciplina de Gestão na Educação Física e no Esporte na Faculdade de Educação Física da Universidade Santa Cecília, em Santos.Ele defende que a bocha deveria estar presente na estrutura curricular das faculdades de Educação Física, ampliando a perspectiva de tabalho dos futuros Profissionais de Educação Física, inclusive em função de regulamentação da profissão.
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. Olá!
    Adorei sua visita no Mi interessa!
    E aproveitei para conhecer seu blog, que é muito interessante!

    Sucesso!

    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra eu que agradeço sua vizita ao Forma Maxima e seja sempre muito bem-vinda
      Um grande abraço

      Excluir
  2. Olá, obrigada pela visita e vim aqui conhecer o seu blog.
    Levar uma vida saudável nunca é demais não é mesmo!
    Boa semana!!
    Bjks...Aninha

    ResponderExcluir
  3. Ótimo tema. A bocha aqui no Rio Grande Do Sul tem o seu valor. E é muito alto. Eu venho de familia italiana, então, a bocha está no sangue. E é muito interessante o fato de que aqui os pequenos também jogam. Antigamente via-se apenas os mais velhos, e até 3a idade jogando na capital. Mas eles levavam seus netos. E hoje os netos continuam jogando bocha. Ótimo esporte. E ótima matéria. Parabéns por destacar este esporte de maneira a valorizá-lo e mostrar a importância social que pdoe ter em qualquer comunidade, seja italiana ou não. Parabéns. Seus amigos da Rádio Núcleo Base - a rádio diferente ... www.radionucleobase.com.br

    ResponderExcluir
  4. Puxa que legal já aqui no interior onde eu moro não é muito popular o jogo de Bocha, já joguei e achei super bacana mais existem poucos espaços para essa modalidade na minha cidade

    ResponderExcluir