Corpo saudável após os 40

Após completar 40 anos, emagrecer torna-se algo ainda mais difícil que o normal.Devido a alterações hormonais e queda do metabolismo, o número de calorias diárias é reduzido e, com isso, é comum ganhar peso nessa fase.Com a menor queima de calorias, o correto é manter uma alimentação saudável e estabelecer uma rotina de atividades físicas, sempre com o acompanhamento profissional, a fim de evitar deficiência de vitaminas e lesões.A perda e a manutenção de peso são resultados de uma alimentação personalizada, que proporcione ao estado de equilíbrio nutricional, algumas dicas são importantes, como a troca de arroz branco pelo integral, pois o segundo é mais rico em fibras solúveis e insolúveis, vitamina E, complexo B, gorduras boas, entre outros.
A recomendação é que se consuma até duas vezes ao dia e devemos aumentar o consumo de alimentos ricos em ômega -3, como óleo de linhaça, azeite, sardinha, atum etc.
Eles estão relacionados com processos inflamatórios em geral, além do aumento da concentração, memória, energia, saciedade e outros inúmeros sintomas.Ao aumentar o consumo de folhas e verduras cruas ou refogadas, fontes de minerais importantes para todos os processos fisiológicos, auxilia-se na produção da serotonina, no peristaltismo,entre outros. 
Segundo Eduardo Batista de Jesus, fisiologista do exercício, enquanto uma jovem de 25 anos com 58 quilos tem 27% de gordura corporal, a mulher de 50 anos com o mesmo peso terá 40% de gordura corporal.O estilo de vida e os hábitos alimentares podem intensificar essas modificações ao longo da vida das mulheres, ou seja, sedentarismo e comer mais do que gasta é o passaporte para essas alterações indesejadas.Praticar musculação e exercícios aeróbicos é a certeza de reverter essa tendência.
O profissional recomenda musculação duas ou três vezes por semana, mais exercícios aeróbicos três vezes por semana (caminhada, corrida, bike ou natação).
Aliado à boa alimentação, estão as atividades físicas.Rodrigo Murakami, também fisiologista do exercício, explica que o aumento de mulheres no mundo running é notável, pois todas reconhecem os benefícios que a corrida traz.Seja para o alívio do estresse ou ansiedade, motivação para manter hábitos saudáveis ou apenas melhorar a auto estima e concentração, as mulheres acima de 40 anos devem praticar alguma atividade física.A corrida é recomendada principalmente nessa fase da vida, pois estimula a absorção de cálcio pelos ossos e consequentemente, diminui a incidência de osteoporose.
O ideal é que haja o balanceamento entre os nutrientes ingeridos e a prática de exercícios físicos seja constante, pois só assim haverá resultado satisfatórios de emagrecimento confira o video Dicas de Corrida.

Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Obrigada pela visita. Gostei muito do seu espaço. Já estou seguindo e recomendando aos amigos. Afinal tod@ profess@r precisa estar em dia com sua saúde.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir