Vitamina C


A vitamina C é uma vitamina solúvel em água que possui inúmeras funções biológicas importantes para o organismo.Ela é utilizada pelo corpo com mais rapidez durante os períodos de estresse físico e emocional.Por isso é extremamente importante nos certificarmos que estamos ingerindo as quantidades diárias necessárias.
A vitamina C é uma das vitaminas menos estáveis e ela é facilmente destruída se for cozinhada ou processada.Essa vitamina é abundante em frutas cítricas, como laranja, limão e tangerina.Vegetais como brócolis, pimenta vermelha, tomate, couve, aspargo, salsa, batata e morangos também são boas fontes de vitaminas C.
Somente por causa da sua reputação no combate a gripes e resfriados, a vitamina C tornou-se o suplemento mais usado.Mas é o que as pessoas menos sabem sobre essa vitamina que confere a ela seu maior valor-ela atua desde o combate aos radicais livres até a manutenção de articulações saudáveis.
Os cientistas são quase unânimes e os consumidores de uma forma geral concordam que a vitamina C é um dos antioxidantes mais importantes.Por combater os redicais livres e potencializar o sistema imune, ela é usada de forma extensiva para prevenir a oxidação perigosa, combater gripes e resfriados e aumentar a produção de glóbulos brancos.
Em razão de seu papel na formação e manutenção do colágeno, a vitamina C é essencial para o fortalecimento do tecido conectivo (presente em ligamentos, cartilagens, articulações, pele, ossos, e dentes).
Sabe-se que essa vitamina é uma peça-chave no crescimento e reparo de muitos tecidos, o que em parte pode explicar parcialmente como ela nos auxilia na recuperação após treinamentos intensos.Após uma pesquisa feita recentemente, os autores concluíram que uma suplementação prolongada de vitamina C traz benefícios para a recuperação após exercícios não rotineiros.
A vitamina C é capaz de potencializar o ganho de músculos e acelerar a recuperação porque auxilia o sistema imune em momentos de grandes estresse, inclusive períodos de treinamentos intensos; apóia as articulações, tendões e ligamentos; reduz a inflamação, o que pode fazer a dor diminuir e aliviar a rigidez muscular após exercícios intensos.
O envelhecimento traz toda uma nova perspectiva para o estresse físico e mental.
À medida que as pessoas envelhecem, suas necessidades de vitamina C aumentam porque parte do processo de envelhecimento novamente inclui uma grande quantidade de radicais livres causando confusão por todo o corpo.
A vitamina C é importante para o reparo dos tecidos.Ela é bastante benéfica para os atletas de diferentes modalidades esportivas, mas os que mais se beneficiam são os fisiculturistas, cujos treinamentos causam danos aos tecidos conectivos.
Por ser um antioxidante, a vitamina C também é importante para os atletas porque pode reverter alguns danos oxidativos que acontecem em decorrência dos exercícios.
Esses danos oxidativos que são causados pelos radicais livres podem interferir na capacidade de funcionamento normal das células e até ter uma participação em muitos problemas relacionados à saúde.
Resumindo, a vitamina C traz uma série de benefícios e, sem dúvida, hoje é conhecida como um dos mais importantes antioxidantes.Por isso é um nutriente essencial e não apenas um "remédio contra resfriado"

Nenhum comentário:

Postar um comentário