Melhorando a forma física e o estado de espírito

Clique para amplia
Quantas vezes na correria, o planejamento do nosso cardápio é sempre o mesmo: "como o que é mais prático, o que é mais rápido o que está no jeito..." e depois culpamos uns e outros pelo nosso mau humor.
Se pararmos para pensar nossa alimentação é como o combustível de um carro.Se colocarmos uma gasolina de boa qualidade (alimentação saudável), o carro (nosso corpo) funciona de maneira excelente.Mas quando utilizamos qualquer outro tipo , muitas vezes pagamos o preço e o motor pode engasgar...
E, frequentemente, o motor não estraga de vez, mas funciona de forma estranha, dando alguns probleminhas aqui e ali que só um dono muito atento é capaz de perceber: dores de cabeça e de estômago, mau humor, pouca disposição e por aí vai.
Para evitar esses probleminhas vamos a algumas dicas:
Comece o dia com um bom café da manhã repondo o carboidrato das reservas que foram esgotadas durante a noite, mas prefira os produtos integrais, que ofereçam também as vitaminas do complexo B e alguns minerais envolvidos no bom humor.
Varie o cardápio: quanto mais variado ele for, menor chance de haver deficiência de algum nutriente!
Clique para amplia
Ingira comidas ricas em fibras (alimentos integrais, frutas, verduras e legumes) e muita água: além de ajudar a "desintoxicar" o seu corpo das substâncias do mau humor, trazem os elementos que favorecem o bom humor: uma troca muito vantajosa.  
Inclua, no meio da tarde, um lanchinho com sementes e oleaginosas variadas: semente de girassol, abóbora, nozes, castanhas, amêndoas...
Mas consuma com moderação, pois são opções muito calóricas.
Evite o consumo de alimentos ricos em cafeína, bebidas alcoólicas e açúcar simples: eles podem causar mais ansiedade e instabilidade emocional.
Mesmo que você esteja fazendo dieta para controle de peso, procure incluir, eventualmente, uma porção de algum petisco que lhe traga prazer: o grande segredo é controlar a frequência e a quantidade, mas esses alimentos podem fazer parte da sua dieta e deixá-lo feliz da vida!
Lembre-se, você compõe o seu corpo com o que come: não dá para só ingerir alimentos de péssima qualidade e querer a perfeição de beleza e funcionamento do seu organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário