Cuidado com as Pitadas a Mais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e entidades médicas, como o Instituto do Coração (Incor), estão organizando parcerias com a indústria alimentícia para reduzir a adição de sódio nos alimentos.
A medica pretende reduzir o consumo de sal no dia a dia das famílias brasileiras.
O pão francês é uma das vedetes da campanha, já que o setor aderiu à redução de 10% na adição do mineral, presente no sal de cozinha e em suas receitas.Batatas fritas e batata palha, bolos prontos, misturas para bolos, maionese, biscoitos e salgadinhos também deverão chegar às prateleiras dos supermercados com menos sal.
Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a meta é reduzir 1,6 mil toneladas de sódio nos alimentos preparados até o ano de 2016.
"O sódio é um componente importante para o nosso organismo, pois equilibra os líquidos das células, mas em excesso eleva a pressão arterial, que por sua vez acaba aumentando o risco de doenças cardiorrespiratórias e renais, além de inchaço e outros problemas", explica o médico cardiologista Luiz Bortolotto, diretor da Unidade de Hipertensão do Incor.
Segundo a nutricionista Regina Pereira, diretora do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), o problema do excesso de sal na alimentação humana foi agravado com os alimentos industrializados, que usam o sódio como conservante e também como ativador de sabor.
"Todos os alimentos de origem vegetal e animal têm sódio naturalmente.Em grandes quantidades ele pode causar fibrose e problemas de circulação também", explica.
Atualmente o brasileiro ingere, em média, 12 gramas de sal por dia, enquanto a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de apenas 5 gramas diárias."Para manter esse nível, devemos evitar comprar salgadinhos e macarrão instantâneo e usar, sempre que possível, o sal light, que tem menos sódio.Para temperar, abuse das ervas, açafrão e cominho, pois elas melhoram o sabor sem reter líquidos", ensina Regina.Outra recomendação é, quando comer fora de casa, não adicionar sal ao prato que chega â mesa antes de experimentá-lo. 
Confira o vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário