Os Verdadeiros Alimentos Termogênicos

Se você está pensando em acelerar seu metabolismo, não ache que os alimentos termogênicos serão a solução.Pior ainda: se você usa suplementos termogênicos para aumentar o seu gasto calórico, especialmente se os utiliza antes do exercício sem orientação médica ou nutricional adequada.Recentemente a loja BodyNet começou a trabalhar com outras marcas de suplementos quando alguém se interessa por algum termogênico eu não saiu vendendo falando que é bom até porque eu mesmo não uso termogênico então como eu vou falar que é bom! peço para que ela procure um nutricionista para que ele possa indicar o produto ideal se eu tiver a marca que o nutricionista indicou eu vendo, caso contrário não faço nenhuma indicação eu prefiro não vender do que enganar as pessoas, porque quando se trata de suplemento eu levo a serio é algo que vamos ingerir então todo cuidado é pouco independente da marca.Doses concentradas desses suplementos podem provocar problemas cadiovasculares.Outro risco: esses produtos podem anular o efeito de antidepressivos como fluoxetina por causa do efeito antagônico.Isso atrapalha o tratamento que o médico pode estar prescrevendo e um remédio acaba afetando o outro.
Como forma de perder calorias rapidamente, os termogênicos definitivamente não fazem milagres.Eles comprovadamente aceleram a queima de calorias, mas em ritmo bastante discreto.Tomar duas xícaras e duas ou três de chá verde e ingerir alimentos com fibras com certeza ajudarão na perda de peso, mas isso ocorrerá lentamente e apenas com uso constante.
Outro fator se junta mistificação dos termogênicos: alguns alimentos reputados como termogênicos não o são nas doses suportáveis para uso em culinária, como é o caso da pimenta, da pimenta-de-caiena, do gengibre, do pimentão e da raiz-forte, que só possuem essa propriedade em quantidades altas e inviáveis na culinária e só abtidas pelo isolamento e concentração de seus princípios ativos.O fato de não terem ação termogênica nas doses em que empregamos, entretanto, não tira suas muitas outras virtudes culinárias e medicionais.Da mesma forma, o fato de serem picantes não indica sua potência termogênica.Já o café é termogênico não por agir na digestão, mas porque a cafeína atua diretamente no metabolismo do nosso corpo.Há um aumento de gasto de energia, mas esse aumento é menor que o produzido por exercícios físicos, por exemplo.Por essa razão, desde 2008, a cafeína é considerada doping pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).
O importante é entender o que são os alimentos termogênicos, saber incluí-los na dieta diária e não abusar dos suplementos, que só devem ser utilizados em alguns casos depois de uma avaliação médica.
Os dois tipos
Os termogênicos são aqueles que fazem o organismo consumir mais energia, produzir mais termogênese.Alguns, como o café e o chá-verde (graças a cafeína), aumentam a termogênese geral do corpo, agindo não no aparelho digestório, mas diretamente no metabolismo.
Já os outros alimentos chamados de termogênicos, como as fibras, agem no processo da termogênese alimentar, fazendo o corpo gastar mais energia no esforço do processo digestivo.
Bebidas que aceleram o metabolismo 
Café-Em doses moderadas, o café é uma bebida reconfortante e estimulante, que faz o organismo queimar calorias.Ele deve seus efeitos termogênicos a um alcalóide chamado cafeína, que atua estimulando a velocidade do metabolismo.Nas quantidades consumidas habitualmente, a cafeína age de duas maneiras.De modo direto, atua sobre os tecidos adiposos e sobre a rede vascular periférica.
De maneira indireta, age na liberação de epinefrina, estimulante a lipólise (queima de gordura).A cafeína também facilita a atividade motora, pois estimula os motoneurônios, o que faz a pessoa desempenhar atividades motoras com mais rapidez, perícia e segurança.
A quantidade de calorias existente em uma xícara de café é insignificante, se ele não for adoçado.A quantidade de cafeína também é mínima (pouco mais de 60 mg), mas sua ação é eficaz na queima de calorias.Mas cuidado: essa queima de calorias é discreta e doses excessivas (acima de quatro xícaras distribuídas ao longo de todo dia) podem fazer mal.O abuso de café pode interferir no sono, reduzindo ou perturbando-o.Pode causar irritabilidade e nervosismo.Também pode aumentar a eliminação de cálcio na urina.Além disso, reduz a absorção de ferro e é irritante gástrico.
Chá-verde- é feito com as folhas da árvores chinesa Canellia sinensis.Ao contrário do que acontece com o chá-preto, que é feito da mesma planta, as folhas do chá-verde são processadas com pouca fermentação e por isso sofrem pouca oxidação, mantendo níveis maiores de cafeína.
Uma xícara de chá-verde pode ter de 20 mg a 50 mg desse componente.
O chá-verde não pode ser feito como os chás tradicionais, cuja infusão é feita com água fervendo.Nesse caso, a água não deve estar fervendo-deve estar a ponto de ferver- para não ficar com o sabor amargo.O tempo de infusão é de 5 a 10 minutos.
A bebida também tem outros princípios ativos que fazem bem à saúde, como os polifenois com efeito antioxidante, que evitam degeneração celular.Por ser rica em antioxidante, faz diminuir as taxas de LDL (colesterol ruim).Tem ainda bioflanoides e catequinas, substâncias capazes de bloquear possíveis alterações celulares.
Guaraná-Os frutos de guaraná possuem grande quantidade de guaranina, uma molécula muito parecida com as da cafeína.Tem os mesmos efeitos do café e também não deve ser ingerido em excesso.Por isso, os suplementos de guaraná devem ser monitorados por médico ou nutricionista.
Refrigerante à base de guaraná ou cola têm em média 50 mg de cafeína em cada 360 ml (1 lata).

Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Oi Rodrigo, achei muito importante esse post por trazer a verdade sobre os termogênicos e alertar as pessoas a terem cuidado. Um grande abraço.
    http://olhareseleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir