O vilão que impede você de entrar em forma

Nunca fui muito chegado em doces mais os fãs sem dúvida alguma sabe que o açúcar deixa quase tudo mais gostoso.Adotei o açúcar mascavo, demerara e orgânico na minha culinária, pensava que o açúcar mascavo e o demerara por passarem por um menor processo de refinação, eram fontes de nutrientes.Me enganei! Para um número significativo de nutrientes a partir do açúcar, o consumo seria tão excessivo, que não valeria a pena.
O açúcar-fonte de carboidrato simples-fornece basicamente energia, mas é pobre em nutrientes.Não traz vitaminas nem minerais de maneira significativa e a regra vale para todos os tipos de açúcar.
A única função do açúcar é basicamente adoçar e adicionar calorias, e consequentemente, energia e por tudo isso é conhecido como caloria vazia.Cada grama oferece 4 calorias e nenhum outro benefício.
O consumo excessivo de açúcares, principalmente em bebidas, tem contribuído para o aumento do ganho de peso, tanto em adolescentes quanto em adultos, segundo dados recentes publicados em 2009, por Pokpins.
Por isso, aumentam as preocupações sobre os efeitos nocivos do consumo de açúcares.Entre 2001 e 2004, a quantidade de açúcares adicionados à dieta dos americanos foi de 22.2 de chá por dia (355 calorias diárias).
Entre 1970 e 2005, a média anual de consumo de açúcares adicionados aumentou 19% o que resultou em 76  calorias adicionais à dose média de energia diária consumida pelos americanos.
No Brasil, também não é muito diferente, os números são assustadores.O sobrepeso e a obesidade já atingem 43% da população e alguns estudos mostram que mais de 20% das crianças em idade pré-escolar já tem sobrepeso e 6% são obesas.
 Conheça os exemplos de açúcares
  • Cristal = Para obter esse tipo de açúcar, o caldo de cana passa por processos de purificação, evaporação, cristalização, centrifugação e por último pela secagem.A partir do açúcar cristal, outros tipos de açúcar, como o refinado e confeiteiro, são obtidos.O açúcar cristal, portanto passa por menos processo na hora de ser preparado.
  • Mascavo = É o quase bruto, escuro, extraído depois do cozimento do caldo de cana.Como o mascavo não passa pelas etapas seguintes de refinamento ele conserva alguns nutrientes como potássio, cálcio, ferro e outros minerais.Há, no entanto, autores que afirmam que esses nutrientes somam teores muitos pequenos e que grande quantidades desse açúcar teria que ser consumidos para suprir as necessidades diárias de nutrientes em nosso organismo, o que não seria recomendado. 
  • Demerara = É um tipo de açúcar cristal, porém, tem a cor um pouco mais amarelada que o mascavo, passa por um refinamento leve, mas não sofre o processo de branqueamento.Por passar pelo processo de secagem perde água e concentra mais doce.Muito utilizado para exportação, tem o preço um pouco mais alto que os demais.Pode substituir o refinado porém, interfere no sabor dos alimentos.Apresenta valores nutricionais similares ao açúcar mascavo.
Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Rodrigo, parabéns pelo blog! Suas informações muito úteis pra quem está buscando ter o peso ideal.

    ResponderExcluir