A gordura que nos assombra

Todas as vezes quando vou ao mercado fico de olho nos rótulos das embalagens sobre conter ou não gordura trans nos alimentos.
Sabia que fazia mal, mais não detalhadamente e o quanto ela prejudica a nossa saúde.
Vamos verificar o porquê, assim, podemos descobrir a "gordura má"!!??
As gorduras trans foram inventadas pelos fabricantes de alimentos na década de 1950 como uma forma de atrair nosso desejo por comidas gordurosas.
Mas elas não têm nada de natural: são substâncias químicas que aumentam o colesterol, enfraquecem o coração, causam diabetes e estufam o abdômen.Pesquisas as vinculam a cerca de 30 mil mortes prematuras nos Estados Unidos todos os anos.Em estudo realizado pela Universidade de Harvard, pesquisadores verificaram que extrair meros 3% das colorias diárias de gordura trans aumenta o risco de doenças cardíaca em 50%.Três por cento de calorias diárias representam cerca de 7g de gordura trans-mais ou menos a mesma quantidade presente em uma única porção de batata frita.
Para compreender o que são essas gorduras, imagine uma garrafa de óleo vegetal e um tablete de margarina.Na temperatura ambiente, o óleo é líquido e a margarina é sólida.Se você fizesse biscoitos usando óleo vegetal, eles ficariam bastante gordurosos.E quem compraria um biscoito boiando em óleo? Assim, para produzir biscoito, bolos, tortas, sorvetes, waffles e muitos outros produtos, os fabricantes esquentam o óleo em altas temperaturas e adicionam hidrogênio.Ao se ligar ao óleo, o hidrogênio cria uma forma inteiramente nova de gordura-a trans-, que fica sólida na temperatura ambiente.Por isso, os alimentos que podiam ser naturalmente saudáveis-mas talvez não tão saborosos-viram bombas de gordura.
Como as gorduras trans não existem na natureza, o organismo tem grande dificuldade de processá-las.
Talvez não seja possível eliminar essas gorduras completamente, mas podemos escolher itens que as apresentem em uma quantidade menor.
Já as gorduras saturadas são gorduras naturais, encontradas nas carnes e nos laticínios.O problema com essas gorduras é que, uma vez consumidas, elas tendem a ter o mesmo destino que tinham quando estavam no corpo do porco ou da vaca: em vez de serem queimadas como energia, é mais provável que sejam acumuladas como gordura no abdômen, nas costelas e nas nádegas.Parece que seu "efeito de armazenagem" é maior do que das outras gorduras.Um estudo realizado pela Universidade Johns HopKins indica que quantidade de gordura saturada na alimentação pode ser diretamente proporcional à quantidade de gordura em tornos dos músculos abdominais.
Pesquisadores analizaram as dietas de 84 pessoas e efetuaram um exame de ressonância magnética em cada uma delas para medir a gordura.
Quem ingeria mais gordura saturadas apresentava mais gordura abdominal.Não podemos eliminar também por inteiro as gorduras saturadas afinal, elas estão presentes na maioria dos produtos animais, que são importantes por outros motivos-o cálcio do laticínios, a proteína das carnes.No entanto devemos procurar consumir os que forem mais magros e menos gordurosos.
Nosso objetivo é obter o benefício nutricional  de uma parte do alimento sem elevadas quantidades de gordura saturada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário