Esqueça e melhore sua memória

Incrível, né? Precisamos esquecer para melhorar a memória? O que é isso? O que nos dizem é justamente o contrário!
Pois é, por incrível que pareça, o aspecto mais notável da memória é o esquecimento.Parece paradoxal, mas para expandir a capacidade de processamento é fundamental saber se livrar do que não interessa.E quanta coisa que não nos interessa, surgem a cada dia, para "encher" ainda mais a "caixa" da nossa memória...
Como exemplo e para maior entendimento, antes de seguir em frente, observe: Quanto forwards e e-mails "idiotas" recebemos" em nossa caixa postal todos os dias? Pior ainda, é quem abre e lê, e sem querer, já jogou aquele "lixo" na "caixa" da sua memória...Então, precisamos "deletar" ou esquecer, aquilo da nossa memória.Isto também se encaixa perfeitamente, naquelas situações indesejáveis, que quase todos os dias nos acontecem: Sabe aquele fulano (a) que te deu a maior ´fechada` no trânsito e que você, na hora, "xingou" mentalmente e até teve aquela pequena descarga de adrenalina, devido ao susto que passou? Pois é, tudo isto ficou registrado na sua memória.
O que podemos fazer?
Apagar a nossa memória significa aprender a dizer "não" ao excesso de tarefas, priorizar compromissos e evitar atos automáticos que embotam o cérebro, como, por exemplo, zapear a TV sem prestar atenção a programa algum.
Como o espaço do cérebro é finito, ninguém guarda tudo.Uma pessoa pode ter grande facilidade para números e decorar uma sequência de cartas de baralho.Mas em geral, quem tem memória espantosa demonstram também dificuldades emocionais.Afina, o cérebro trabalha mais para uma que para outra habilidade.
Na maioria dos casos, esses indivíduos têm um quê de Funes, o Memorioso, personagem de Jorge Luis Borges que jamais esquecia.
Recordava a cor exata das nuvens em determinada data, a forma dos galhos de todas as árvores, os detalhes de um dia inteiro de sua vida.Mas não era capaz de analizar as memórias, compará-las com outras, avançar.
Pérola: Para esvaziar a sua "caixa" da memória, comece por dizer não.No começo, pode ser para tudo o que te pedem...Depois, você vai pensar se pode ou não fazer o que te pediram.E aí, volta para a pessoa e diz que pensou bem e que pode fazer.Experimente! Dá um resultado danado de bom!

Comentários
7 Comentários

7 comentários:

  1. Retribuindo a visita e agradecendo suas palavras. obrigada.
    Quanto ao post acima, minha memória é ruim, salvo quando entendo não guardo as palavras exatas mas decodifico com as minhas.
    Bjoks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaqueline eu que agradeço a vizita
      Um grande abraço e sucesso

      Excluir
  2. Muito interessante, to precisando fazer isso!

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo boa noite!

    Em primeiro lugar, eu quero lhe dizer muito obrigado por visitar o meu blog: "Dany".
    Eu gostei muitas suas matérias, elas falam de como se cuidar e dão dicas e também tem textos como este que eu acabo de ler!
    Eu passei então a segui-lo!

    É interessante esta matéria, eu concordo nós muitas das vezes vivemos estressados pensando em situações que não deveríamos pensar, de agora em diante vou analisar mais no que estou pensando; se vale a pena pensar ou não!

    Uma ótima noite para você Amigo!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dany agradeço muito a vizita ao Forma Maxima e seja sempre muito bem-vinda
      Um grande abraço

      Excluir
  4. Boa noite Rodrigo.

    Agradeço por visitar meu blog e pelas palavras, para quem está começando, assim como eu, é um enorme incentivo para continuar.

    Parabéns, seu Blog tem um excelente conteúdo.

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo, bem interessante esse post. Acrescento uma informação: fazer anotações de assuntos que temos pendentes a resolver também é uma ótima forma de tirar aquela informação que está "enchendo" a nossa cabeça sem nos preocupar em esquecer, afinal está anotado.

    ResponderExcluir