Perigos dos Efeito Sanfona e Platô

Imagine este caso: no começo tudo vai bem e você está conseguindo emagrecer direitinho.
Mas depois vem a decepção: você começa a engordar de novo.Com o susto, volta a caprichar nas dietas restritas e emagrecer.Mas é por pouco tempo, pois logo você relaxa na dieta ou na atividade física e o sobrepeso retorna.Esse é um exemplo típico de efeito sanfona-ou efeito ioiô- que acontece com muitas pessoas.
Agora imagine este outro caso: você começa uma dieta e no início vai emagrecendo.Chega um ponto, entretanto, que, mesmo seguindo o mesmo cardápio, você para de emagrecer.Agora estamos diante do efeito platô, que também é muito comum, pois o metabolismo fica cada vez mais lento com a dieta adotada.
O peso que vai e vem
Ao fazer uma dieta, não descuide da vigilância quando perceber que ela está dando certo.Desleixar com a qualidade da alimentação é a principal causa do efeito sanfona.Depois de emagrecer, a pessoa passa a levar uma vida normal, como se estivesse curada.E é aí que mora o perigo.Ela retoma os velhos hábitos e engorda novamente.
Alguns médicos acham que as pessoas que têm tendência ao efeito sanfona prejudicam mais sua saúde se mantiverem essa rotina de engorda, emagrece, engorda, emagrece.Mas o assunto é polêmico porque não há nenhuma pesquisa conclusiva a respeito.
Também são debatidos os argumentos de quem considera que seria melhor manter-se obeso do que emagrecer e engordar seguidamente.Mas uma coisa é certa: a obesidade traz riscos sérios à saúde e na maioria dos casos é possível controlá-la e vencê-la com atitudes muito simples, como ter um controle maior da dieta e praticar atividades física.
A pessoa que sofre de efeito sanfona deve manter a mesma dieta que fazia quando tinha uns quilinhos a mais e fazer exercícios físicos.Quando bater aquela fome extra, que tal comer uma cenoura ou uma salada em vez de cair de boca em um gorduroso pão de queijo?
Lançamentos e Ofertas Loja BodyNet/NetLoja
Quando a dieta emperra
Você está fazendo dieta de restrição calórica, teve sucesso nas primeiras semanas e, de repente, a perda de peso empaca.Mesmo comendo menos, não emagrece mais.Saiba que você provavelmente está passando por um problema muito comum entre as pessoas que querem emagrecer:
o efeito platô.
Por que ele acontece?
A medida que você emagrece, reduz as gorduras e, infelizmente, também os músculos esqueléticos, que são feitos de proteínas e gastam muitas calorias só para se manterem vivos.Aí você passa a gastar menos calorias e a dieta perde o efeito.
Mas não se desespere: a solução para o problema é aumentar a quantidade de músculos esqueléticos.A fórmula para isso são os exercícios, principalmente os de esforço, como caminhada com passo rápido.Ao se exercitar você ganhará mais músculos esqueléticos e passará a gastar mais energia, podendo prosseguir na dieta com sucesso.


Assuntos Relacionados

Nenhum comentário:

Postar um comentário