Futuro Aliado Contra à Gordura

Você já viu muitas crianças com bigode de leite para saber que o cálcio fortalece os ossos.Mas você sabia que esse mineral também pode firmar a barriga? Uma pesquisa da Faculdade de Medicina de Harvard mostrou que pessoas comiam três porções por dia de laticínio-o que proporciona, em conjunto com outros alimentos, cerca de 1200mg de cálcio (mais ou menos a recomendação diária)-apresentavam 60% menos probabilidade de  ter excesso de peso.Em um estudo realizado pela Universidade do tennessee, voluntários submetidos a uma dieta com 500 calorias a menos por dia do que eles estavam acostumados a comer perderam cerca de 500g de gordura por semana.
Quando outro grupo de pessoas fez a mesma dieta, porém ingerindo laticínios às refeições, essa perda dobrou para 1Kg por semana.Ou seja, o mesmo consumo de calorias, o dobro de eliminação de gordura.
De acordo com os pesquisadores que conduziram esse experimento, o cálcio parece limitar a quantidade de gordura nova que o corpo consegue produzir.Em outro estudo realizado pela mesma instituição, os homens que acrescentaram três porções de iogurte por dia à dieta perderam 61% a mais de gordura corporal e 81% a mais de gordura abdominal em 12 semanas do que aqueles que não comeram iogurte.
Um estudo no Havaí mostrou que os adolescentes que ingeriam mais cálcio eram mais esguios do que os que consumiam uma quantidade menor desse mineral.
Pesquisadores supõem que o cálcio presente nos laticínios ajuda a combater a gordura porque aumenta o efeito térmico de comer: em outras palavras, uma pessoa pode queimar mais calorias ao digerir alimentos ricos em cálcio do que consumindo algo com a mesma quantidade de calorias mas sem esse mineral.
Esse é um dos motivos pelos quais os suplementos de cálcio, embora bons para desenvolvimento dos ossos e outras funções fisiológicas, não produzem o mesmo efeito que os laticínios.Como nos suplementos há menos calorias para digerir, menos calorias são queimadas.
O cálcio proporciona outros benefícios além de ossos mais fortes e corpos mais esguios.Depois de analizar os dados de 47 mil envolvidos no estudo de Acompanhamento de Profissionais da Saúde, pesquisadores de Harvard constataram que os participantes cujas dietas incluíam de 700 a 800mg de cálcio por dia tinham até 50% menos probabilidade de desenvolver algumas formas de cancêr do cólon do que os homens cujas dietas continham menos de 550mg desse mineral

Nenhum comentário:

Postar um comentário