Mitos e verdades sobre conquistar um corpo enxuto


A busca muita das vezes desenfreada pelo corpo perfeito é cercada de receitas ilusórias e ideias que, normalmente, não têm fundamento científico.
Confira os mitos e verdades mais comuns quando o assunto é conquistar um abdômen tanquinho. 
Posso reduzir a "circunferência abdominal" fazendo exercícios localizados ou abdominais?
Mito!
O efeito fisiológico do "exercício abdominal", tão praticado por milhares de alunos nas academias e clubes, não tem efeito na redução da gordura localizada na região onde está ocorrendo o estímulo.Aliás, seria muito bom se isso ocorresse.Quando o corpo necessita utilizar a gordura como fonte de energia para produzir o movimento, ele busca em todo o corpo, e não de uma região específica.
Como a demanda energética do exercício abdominal é pequena, seria necessário realizá-lo durante muito tempo, com um número muito grande de repetições, e com intensidade leve e moderada para que a gordura fosse mobilizada como fonte predominante de energia.
Isso só seria possível, em termos fisiológicos, realizando abdominais durante 4 a 5 horas seguidas.
Fortalecer os músculos do abdômen (CORE) ajuda a melhorar o desempenho nos esportes e nas atividades cotidianas?
Verdade!
O bom fortalecimento dos músculos do CORE (região lombo-pélvica), incluindo os abdominais superficiais (reto abdominal e oblíquos) e profundos, são importantes para o bom desempenho das atividades cotidianas e esportivas.Eles são responsáveis por manter um bom equilíbrio corporal e consequentemente aumentar a capacidade funcional.
Tomar chá laxante ou diurético é bom para emagrecer e diminuir a gordura localizada no abdômem?
Mito!
Emagrecer não é só diminuir o peso corporal!! É também modificar a composição corporal, ou seja, diminuir a porcentagem de gordura, mantendo ou mesmo aumentando a massa muscular.Os produtos citados são formas rápidas de eliminar mais líquido do que o normal.
Quando você vai muitas vezes ao banheiro mais que o habitual, infelizmente não está eliminando gordura.
Como elimina muito líquido, o seu peso corporal muda rápido, e este é um falso emagrecimento.As gordurinhas permanecem, e o abdômen continua proeminente.
Treinamento e dieta são garantia de abdômen tanquinho?
Em termos!
Um fator importante para o aumento da massa muscular (hipertrofia e definição muscular), além da dieta e exercícios, é o fator genético.
As pessoas diferem na estrutura muscular , variando em maior ou menor quantidade e tipo de fibras.As pessoas que têm maior quantidade de fibras brancas (de contração rápida) respondem melhor ao treinamento de força e hipertrofia, uma vez que essas fibras são as que melhor respondem a esse tipo de treinamento, ou seja, mais facilmente terão "um abdômen tanquinho".E isso é válido para homens e mulheres.
Músculo vira gordura quando se interrompe o treinamento, e a gordura vira músculo quando a pessoa começa a se exercitar?
Mito!
Músculo e gordura são tecidos totalmente diferentes: é impossível transformar um no outro.O exercício não destrói os depósitos de gordura.Na verdade, ele ajuda a queimar calorias provenientes da gordura.Quando você diminui o peso, por meio da dieta e exercício, ocorre a diminuição do tamanho da célula de gordura e não a sua quantidade.E ela continua lá mesmo depois de você ter emagrecido.
Exercícios de fortalecimento muscular, de baixa intensidade, têm pouco efeito sobre a gordura que está dentro e ao redor dos seus músculos.Os exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, ciclismo e musculação (exercícios multi articulares), são os mais eficientes para mobilizar a gordura.A combinação da perda de peso por meio da alimentação equilibrada, com o aumento da força muscular e da resistência aeróbia possibilitam, sim, uma diminuição de gordura ao redor do músculo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário